domingo, 18 de março de 2012

Termometria


Temperatura (Agitação das partículas, energia térmica e temperatura)

A nossa temperatura corporal varia de acordo com o nosso estado de saúde e em função das atividades que realizamos. Mesmo assim, ela sofre oscilações muito grandes: o nosso metabolismo mantém a temperatura do corpo entre 35 °C e 42 °C. 
O metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelas atividades celulares, que garantem o funcionamento dos processos vitais e sofre influencias sobre outros fatores da temperatura. 
A partícula em estado liquida e gasoso, está em constante movimentação, já nos sólidos esse movimento se caracteriza com pequenos deslocamentos em torno de equilíbrio. Qualquer que seja o estado das partículas é de se esperar que suas velocidades apresentem grande gama de valores. 
O estado de agitação do material está associado à energia cinética, media das partículas, e a temperatura que mede esse estado de agitação. A temperatura é a grandeza macroscópica associada ao estado de agitação das partículas. 
A natureza da grandeza de temperatura difere da natureza da massa ou da velocidade tal forma que: podemos atribuir uma massa tanto a uma partícula quanto a um corpo, mas não há sentido em dizer que a partícula tem uma temperatura. 
Sabemos que a sensação de calor ou de frio é subjetiva (uns sentem mais frio que os outros com a mesma temperatura ambiente). 

Vejamos um experimento: 

Experimento: mergulhe uma das mãos em água fria com cubos de gelo, durante alguns minutos. Coloque as mãos simultaneamente em um mesmo recipiente contendo água morna. A sensação térmica que se tem é a que as duas mãos estão imersas em água com temperaturas distintas, pois em uma delas ”sente-se mais frio” e na outra, “mais calor”. Por essa razão a sensação de calor ou frio não serve para definir o que é a temperatura. Então a agitação das partículas é uma agitação térmica. 

Conceitos de energia térmica e temperatura 

Energia térmica vem do grego thermós, “quente ou ardente”, e é a soma das energias cinéticas decorrentes da agitação das partículas que constituem a matéria. 

Temperatura é a medida associada ao grau de agitação das partículas de um corpo ou sistema físico. Indica o nível de energia térmica media das partículas. 

Calor: Aquecimento e Resfriamento. 

Calor é a energia térmica transferida de um corpo para outro devido a diferença de temperatura entre eles. Quando um corpo esta em temperatura esta acima da temperatura ambiente ele tende a diminuir sua temperatura igualando a temperatura ambiente. Isso também ocorre quando um corpo esta em temperatura abaixo da temperatura ambiente. Essa energia pode variar de acordo com a quantidade de matéria existente em um determinado corpo. Esta igualação de energia e calor é chamada de Equilíbrio térmico. 

Termômetros 

Termômetros são dispositivos que há neles um material que reage com diferentes temperaturas.
Os termômetros são feitos de vidro, composto de bulbo e um tubo capilar. Funciona em contato com o objeto que queira fazer a medição de temperatura e quando a definição da temperatura ele o avisa.


Termômetros são dispositivos que contem uma substância que sofre variação regular de alguma característica quando dominado a diferentes temperaturas.
O termômetro funciona da seguinte maneira: Quando colocado em contato com objeto cuja temperatura se pretende obter, quando o equilíbrio térmico é obtido, a marca nele corresponderá a temperatura do objeto.
Os termômetros mais comuns são de vidro é misto por um bulbo e dentro contém uma substância (mercúrio liquido) ou álcool. O volume desses materiais mudam de acordo com a temperatura.
Já o tubo capilar é montado sobre uma escala estabelecida e o líquido determina a temperatura desejada. Na escala termométrica são indicados dois pontos fixos de estados térmicos, são eles:
· Ponto do gelo – é o ponto de fusão do gelo;
· Ponto de vapor – é o ponto de ebulição da água.
Entre os dois define – se um número qualquer de graduações, e o intervalo considerado entre as duas marcações constitui a unidade de medida da temperatura.

Referência
BÔAS, N. V.; DOCA, R. H.;BISCUOLA J. G. Os tópicos da física – 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1984. P.10-14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário