domingo, 11 de março de 2012

Catástrofe em 2012





Como ocorre a tempestade solar

No sol tem muito energia sendo gerada no núcleo, fazendo que nela haja temperaturas altíssimas que forma um magnetismo fortíssimo, isso forma curvas sobre a superfície solar, que podem ser distorcidas em sentido irregular. Sempre há atividades solares, mas nós não sentimos, pois a terra tem um campo protetor chamado Magnetosfera. O escudo protege, mas com um grande tempestade vindo do sol ele não consegue repelir sendo sentido na terra. Isso se chama Maximo Solar que acontece em 11 atinge seu ápice vindo a terra.

Consequências de uma forte tempestade solar 


A tempestade solar leva 8 minutos para chega na superfície terrestre. Mas antes mesmo dela chegar a nossa superfície, ela já vem causando estragos: satélites voltam ao solo (despencam), aviões perdem suas comunicações via rádio, etc. Logo em seguida vem a tempestade radioativa, causando mais estragos ainda. Pode acabar com equipamentos eletrônicos, quem está no solo está protegido pela força da atmosfera. Já com os astronautas a coisa é bem pior. Pois a radiação é bem intensa e fatal de modo que não há como se protegerem em tão poucos minutos.Quando a tempestade chega na terra (CME), causa sobrerrecarga nos equipamentos elétricos, principalmente nos transformadores elétricos que distribuem energia para nossas casas, fazendo com que eles explodam, causando escuridão total.

tempestade solar


O mundo sem energia elétrica

A eletricidade é muito importante para evolução da humanidade, Em sua falta grandes tragédias aconteceriam.... Hospitais interromperia o funcionamento para pacientes graves, trazendo a óbito. A comunicação seria interrompida, semáforos de todo mundo pararão causando graves acidentes. Grande parte dos fornecimentos de água e comida seria cortada, doenças e pragas se alastrariam, Transportes parariam e fornecimento de produtos entraria em falta, Causando tragédias de todo tipo em todo mundo. 


Formas de evitar a catástrofe

A próxima tempestade solar poderá será devastadora. Os cientistas estão pesquisando maneiras de prever quando acontecerá. O satélite japonês Hinode, que foi lançado em 2006, avaliará campos magnéticos complexos do sol para prever o fenômeno.

Satélites STEREO, da NASA.

Fonte: NASA

Há um satélite duplo STEREO, da NASA, que se posto em determinadas posições no espaço também poderá fazer o mesmo. Se pudermos prever o exato momento da tempestade será possível desligar com antecedência as grandes estações de energia. Evitando assim imensos estragos no abastecimento. A previsão é de que um "Máximo Solar" seja alcançado em 2012, com proporções enormes. A próxima tempestade solar acontecerá algum dia, de qualquer forma devemos nos preparar.



Referência

MARTINS. Eduardo. Tempestade espacial será catastrófica para a Terra até 2012. HYPESCIENCE. 7 jan. 2009. Disponível em <http://hypescience.com/tempestade-espacial-sera-catastrofica-para-a-terra/> Acesso em: 11 mar. 2012.

 Karasinski, Eduardo. Catástrofe em 2012: como uma tempestade solar pode acabar com a energia elétrica na Terra.  TECMUNDO. 22 Set. 2010. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/5484-catastrofe-em-2012-como-uma-tempestade-solar-pode-acabar-com-a-energia-eletrica-na-terra.htm#ixzz1oowvFOgq>. Acesso em: 10 mar. 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário