terça-feira, 27 de março de 2012

Dilatação da água

Dilatação da água



Sólidos e líquidos, em geral, têm seu volume acrescentado conforme chegamos a temperatura. Existem algumas substâncias que em determinados espaços de temperatura, apresentam um comportamento inverso, ou seja, diminuem de volume quando sua temperatura aumenta. Assim essas substâncias têm o coeficiente de dilatação negativo nesses espaços.
Água, apresenta essa anomalia no intervalo de 0ºC a 4ºC, isto é, neste intervalo de temperatura o volume da água diminui após 4ºC ela se dilata normalmente como todos os líquidos. Isso chamou de dilatação anômala da água.
Em alguns países onde o inverno é ríspido, os lagos e rios se congelam apenas na superfície, enquantio que, no fundo, encontra-se a água de máxima densidade, isto é, água a 4ºC. Isso é fundamental para a preservação da fauna e flora destes lugares. Se a água não apresentasse esta anomalia na dilatação, os rios e lagos se congelariam totalmente, causando danos irreparáveis as plantas e animais aquáticos.
Exemplo:
Se medirmos 1 litro de água em diferentes temperaturas, vamos obter o seguinte gráfico, volume x temperatura:

Disponível em : <http://www.infoescola.com/termodinamica/dilatacao-anomala-da-agua

TOFFOLI. Leopoldo. INFOESCOLA. Dilatação Anômala da Água. 21 mai. 2008. Disponível em <http://www.infoescola.com/termodinamica/dilatacao-anomala-da-agua/> Acesso em: 26 mar. 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário