segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Capítulo 13 - Óptica da Visão -Defeitos da Visão-


Miopia

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.
As pessoas com esta condição, frequentemente apertam os olhos para ver melhor à distância.

O olho míope proporciona uma curvatura corneana aguçada ou comprimento do olho além do normal. Por causa disso, a formação da imagem se dá antes da retina, derivando em uma baixa de visão.

A hereditariedade é o um dos maiores fatores que mais influenciam no aparecimento da miopia. A miopia tende a aumentar durante a fase de crescimento (até, aproximadamente, 19 anos). Os pacientes com miopia enxergam mal objetos distantes.

O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Hábitos como a leitura, utilizar a visão com pouca luz, ou até mesmo deficiências de nutrição não têm qualquer efeito sobre a miopia. Normalmente a miopia aumenta durante a fase de crescimento (até 19 anos). 
Tratamento:

Pessoas míopes podem corrigir sua visão de várias formas:
·         Óculos;
·         Lentes de contato;
·         Cirurgia a laser;
·         Ceratotomia radial

A hipermetropia

É um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Assim, a capacidade refratária é transformada em relação aos olhos com visão normal. A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.
 
O principal sintoma da hipermetropia é a visão embaçada mais para perto, também podem existir queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos,

A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista.

Presbiopia
É uma alteração visual relacionada à idade, que disfarça praticamente todas as pessoas a partir de um determinado momento da vida. Quando uma pessoa atingir 40 ou 50 anos, ela  pode começar a ter dificuldade em focar objetos próximos, como um livro, principalmente com pouca luz.
Se não for corrigida, pode causar dores de cabeça e vista cansada ao utilizar objetos próximos. 
 Muitos casos de presbiopia podem ser corrigidos com as lentes de contato .
Lentes de contato bifocais permitem ver tanto de perto quanto de longe em cada olho.

O Astigmatismo
 
É uma doença ocular causada, na maioria das vezes, por anomalia da córnea e o seu efeito é a deformidade de imagem, porque os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.
Dependendo do grau e da atividade da visão, seja para perto ou longe, a imagem fica borrada e reclamações são feitas tais como dor de cabeça, sensação de ardor e etc.
 A correção do astigmatismo pode ser feita por óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa quando houver indicação de um oftalmologista.

Estrabismo
É uma patologia que consiste no desalinhamento dos olhos. A maioria dos casos tem início na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta. Pacientes com estrabismo podem ter dificuldades psicológicos, sociais e econômicos relacionados ao desvio ocular.

 Em alguns tipos de estrabismo o paciente pode apresentar dores de cabeça, dor nos olhos e sonolência durante as tarefas panoramas. A queixa de visão dupla é na maioria das vezes observada em pacientes adultos.

 Existem vários tipos de estrabismo, como a “esotropia” desvio dos olhos para dentro, a “exotropia” desvio dos olhos para fora e os desvios verticais, um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro.

Alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros com uso de óculos e cirurgia de correção de estrabismo e há aqueles que são corrigidos apenas com a cirurgia de correção de estrabismo.

Catarata

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.

Daltonismo

O daltonismo, discromatopsia ou discromopsia é uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

Referencia Bibliográfica




Nenhum comentário:

Postar um comentário